Há muito tempo desisti do ‘quadro de
giz’. Língua Portuguesa e Literatura podiam ser reinventadas. Apresentá-las
paulatinamente aos aprendentes tinha que acontecer em outra dimensão, de outro
jeito e, principalmente, com outros objetivos. Duas palavras borbulham em minha
mente tal e qual um mantra: ritmo e repetição. Depois de compreendido o contexto
de onde vêm meus aprendentes, ritmo e repetição são minhas palavras de ordem.
Mas como (me) reinventar? Como ativar
essa engrenagem de sentidos em práticas mais prazerosas sem perder
significância em meio a cada etapa do ensino e da aprendizagem? Só tenho uma
opção: fazer diferente. E fazer
diferente era me articular com outras formas de ensinar, outros recursos,
outros olhares sobre meu aprendente; fazer diferente era provocar mutações em
mim, em minha formação e, por consequência, em minha sala de aula.
Primeiro movimento: entender a dinâmica
intrínseca da minha sala de aula. Ai eu reconheci que o tempo de aprendizagem
deve ser usado (e organizado) de outra maneira: eu precisava causar surpresas,
sustos, estranhamentos. Então segundo movimento: por motivação, ritmo e
repetição, a aula precisava se articular dentro de práticas cujos resultados
fossem descobertas variadas e a produção de novas conexões cerebrais e mentais
em torno dos conteúdos. Mais do que quantificar era preciso qualificar as
mentes curiosas para aprender, ainda que não se percebam assim.
Ainda hoje em dia, diante de um
educador encontram-se mentes com potenciais de ação inimagináveis e que, por
isso, demandam transformações nas estruturas de ensino. Ainda hoje em dia,
diante de um educador encontram-se 86 milhões de neurônios cheios de informação
e totalmente interconectados esperando estímulos (excitações) que empreendam
dinâmicas neocorticais (sinápticas) variadas. Estes estímulos (desafios, atividades
individuais, trabalhos em grupo e/ou dinâmicas) são importantes para nutrir,
tonificar e fortalecer os cérebros de maneira a prevenir, ampliar e resgatar capacidades
e habilidades mentais; além disso, entram em perspectiva com as expectativas
discentes porque são sentidas como mais agradáveis, reais e focadas em seus
contextos pessoais ou intelectuais.
Ao rompermos com conjuntos estáticos
de comportamentos com a crença de que ‘sucesso do passado deve ser
reproduzido’, ou ao rompermos com a estrutura tradicional de ministrar aula,
rompemos com a linearidade do pensamento, rompemos com as zonas reflexivas de
conforto (exercícios descontextualizados) e rompemos com determinadas
desconcentrações, desatenções e indisciplinas. É uma questão do timing perceptivo docente.
Numa turma de 2º ano, do ensino médio,
à noite, eu tenho 32 alunos frequentes. Em sua maioria, rapazes. Desde o início
do ano letivo, eu percebia forte indiferença com a Literatura, além de grande
dificuldade com a Língua Portuguesa. Enquanto outras turmas de 2º ano iam muito
bem, esta turma teve primeiras avaliações muito ruins. Ai era a minha vez de
pensar: o que fazer? como promovê-los?
Passei um fim de semana pensando. Eu
não tinha feito um link com esses
cérebros. Minhas práticas não foram pertinentes. Eu tinha a afetividade
(sistema límbico) equilibrada, mas não alcançara o patamar do neocórtex de
maneira que eles aprendessem para a vida, para a vivência autônoma da própria
subjetividade em outros ambientes. Era então preciso influenciar o sistema
nervoso diretamente e provocar a evocação mnemônica pessoal de maneira mais
contundente. Era preciso mudar o comportamento cognitivo. Mas antes, eu
precisava mudar.
No domingo, sem conseguir concentração
para leitura, deixei a TV no canal MTV e fiquei vendo clipes de músicas. De repente, tive um insight: todos gostam de música! Cada clipe conta uma história. A
partir dessas historias posso trabalhar fundamentos da literatura e língua
portuguesa. Mas como seria a dinâmica? Com a música, eu atingiria os 05
sentidos, modificaria os ritmos intrínsecos dos cérebros e atingiria emoções
apropriadas, memórias e certos comportamentos. Além disso, segundo Lent, ao ser estimulado e dependendo do ambiente,
o cérebro se reorganiza, se adapta e aprende. Mas como?
Bem, pensei muito e fiz o seguinte: ao
final da aula, apresentei a ideia sobre os clipes e pedi que trouxessem, em
DVD, clipes de HIP-HOP que contivessem uma história, ou seja, clipes cujas
letras das músicas fossem representadas por histórias. Eles ficaram animados,
perguntaram mil coisas e de repente eu tinha muito material para escolher. Meus
cérebros estavam atentos, participativos e ansiosos pelo que eu faria. Separei
aleatoriamente os clipes e levei na semana seguinte.
Interessante como a presença de
material eletrônico em sala já dá um up
à futura dinâmica. Eles se interessam, olham, se aproximam e se oferecem para
ajudar a ligar tudo: eles mexem em tudo sem medo. Depois de um tempo percebo
que não há o ‘entra-e-sai’ de sala porque a perspectiva de algo diferente e a
curiosidade são tão grandes que o ‘fora-de-sala’ é esquecido. Meus cérebros
estão em plasticidade total e, segundo Lent, respondendo positivamente aos
estímulos do ambiente não apenas com
alterações funcionais imediatas, mas também com alterações de longa duração,
algumas das quais podem se tornar permanentes.
Eles montaram tudo. Eu os deixei
sentar em qualquer lugar, mesmo em cima da mesa. Ações iniciais: eles viram
cada clipe e anotaram (descreveram) que historias foram vistas (narradas). Eles
viram 08 clipes. Depois troquei todas as anotações e pedi que completassem a
história do colega com detalhes esquecidos, se fosse o caso (dissertação e
argumentação). Ai ‘destroquei’ tudo e pedi, oralmente, que separassem alguns
elementos a partir de seguintes perguntas: onde aconteceu, com quem aconteceu,
quando aconteceu, como aconteceu (elementos da narrativa). A partir disso
discutimos alguns clipes (valores, ética, perda) e pedi que refizessem os
finais de dois clipes a escolher (escrita e interpretação). Ao final apresentei
os elementos da narrativa e expliquei o que é texto (tipos de) e suas formas de
interpretação.
Na aula seguinte, aproveitamos as
escritas e trabalhamos o substantivo, o adjetivo, o artigo e alguns pronomes
(classes de palavras). Menos classificação e mais compreensão sobre a
participação dessas classes de palavras nos sentidos que queremos dar aos
nossos pensamentos. Ao final do trabalho e até hoje escuto: “e ai professora,
vamos fazer algo diferente hoje?” Ou “poxa professora, entendi muito melhor
agora o que é interpretar, é difícil mesmo né?” Ou ainda ‘não perco mais suas
aulas, sabe-se lá o que vai acontecer?”
Estou satisfeita, porém o movimento de
transformação (e inovação) não pode mais retroceder: não posso mais me dar ao
luxo de perder esses cérebros para o nada; preciso continuar ‘antenada’ e
manter a motivação, o ritmo e a repetição. As mudanças geraram novas
necessidades de aprender, de conhecer, de entender outros assuntos; e geraram também
confiança para perguntar o que quer que fosse. Estavam motivados! E por que, de
repente, essa motivação?
A dinâmica abriu espaço para que eles
se apresentassem como seres pensantes reais, proporcionou abertura para
criatividades cognitivas objetivas e melhoria nos relacionamentos
interpessoais. O desenvolvimento da atividade gerou reflexos positivos no
contexto da sala de aula e aumento das capacidades verbal, auditiva e visual da
maioria dos aprendentes. Minha sala de aula estava emocionada!
Faço minha então, a questão que
levanta Lent: não é a educação a prática
social que objetiva mudar as pessoas, capacitá-las a realizar tarefas e
comportamentos, ensiná-las a executar operações mentais sofisticadas e
complexas e viver em sociedade segundo normas vantajosas para as coletividades?
SIM! Então, um bom meio para isso é fortalecer o sistema atencional do
aprendente com práticas desafiantes cuja repercussão seja uma forte alteração
cerebral e o uso pleno das funções cognitivas em geral.
A mudança de ritmo da sala e a
repetição de atividades diferentes vão incorporando outros hábitos à cognição
discente, o que gera eficiência no tratamento dos desafios seguintes. É afetar
o corpo caloso no meio dos hemisférios cerebrais e energizar a mielinização das
sinapses. É entender que para aprender, é preciso prestar atenção. E pode-se
aprender a prestar atenção.
Hoje realmente outra questão me
incomoda: por que tantas reclamações sobre a superficialidade das cognições de
nossos alunos? Se esta suposta superficilidade for um fato, qual é o papel do
professor hoje? Só reclamar? Eu reconheço que há outros senões embutidos nessas
reclamações, mas será que há disposição para mudar e assim criar um clima melhor
na sala de aula, quiça na escola? Eu não sei. Isto demandaria outra análise
séria. Porém acredito que seja preciso outras posturas profissionais diante do
outro que se desconhece e que está ali, na escola, na expectativa de aprender
ou de ser (fazer) diferente.
Mesmo hoje em tempos líquidos, mais
velozes, de forte integração das novas tecnologias virtuais, continuamos
recebendo aprendentes em nossas escolas. Aprendentes com características
cognitivas diferentes? É, pode ser, esta é uma discussão que vai longe, mas são
aprendentes, estão dentro da escola e precisam aprender a aprender para fazer,
ser, conhecer e conviver em sociedade. E ai ao professor não cabe se isentar
deste processo: somos muito importantes sim!!!!! Só que precisamos remodelar
nossas práticas diante dos ‘novos’ alunos e seus ‘novos’ comportamentos em
geral.
Profa Ms Claudia Nunes
8 comentários:
Lindo texto. Cheio de conteúdo. É preciso alguma bagagem para extrair todas as mensagens subliminar. O texto exala amor, profissionalismo e comprometimento com o Mundo.
lindo texto. É preciso muito conhecimento para entender todas as mensagens subliminar contida nas entrelinhas. Texto cheio de paixão, profissionalismo e comprometimento com o Mundo. Uma narrativa que demonstra fome para ensinar. Queria ter tido uma Professora assim.
Excelente! Parabéns pela sensibilidade e pelo conhecimento: dois elementos fundamentais para quem se propõe a ensinar.
Gostei muito de ler este texto. Didaticamente vc conseguiu dar vida ao meu pensar e fazer. Em termos de cérebro, aprendi mais a entendê-lo.kkk
SENSACIONAL!!! Seu texto me emocionou, me deixou quase sem fôlego! Lindo! Meus professores mais marcantes foram sempre os de Literatura e Português, pois tinham algo especial... assim como você! Já postei em meu blog, para que mais pessoas possam ser tocadas pelo seu brilhantismo!!
Parabéns!!
Adorei o texto, precisamos nos espelhar nos bons exemplos. Postei no meu blogg o seu texto.
Genial! Sua percepção, insight,texto, tudo!
A medida q lia o texto, percebia o manual legado generosamente por vc...
Identificação do problema, reflexão, necessidade de mudança, inovação, interação, criação de rede, solução sustentável, fonte inesgotável de recursos!
Tô te seguindo :)
Grande abraço
Genial! Sua percepção, insight,texto, tudo!
A medida q lia o texto, percebia o manual legado generosamente por vc...
Identificação do problema, reflexão, necessidade de mudança, inovação, interação, criação de rede, solução sustentável, fonte inesgotável de recursos!
Tô te seguindo :)
Grande abraço
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