sexta-feira, 14 de maio de 2010

NOITE DOS SILÊNCIOS

Nada é mais certo do que afirmar o seguinte: ‘as novas tecnologias estão transformando as emoções humanas’. Os novos brinquedos criaram novos comportamentos à sedução amorosa. E os sujeitos ganharam outras estratégias e espaços à conquista afetiva. Mas o que os meios de comunicação revelam é a ascensão vertiginosa das separações e dos silêncios dos casais, mesmo casais-só-amigos.

Silêncio? É, silêncio. Com as redes sociais (digitais e reais) em pleno fomento e com diferentes pontos de acesso, hoje eu estou procurando os corpos. Estou procurando corpos total e sinceramente anti-descarteanos. Onde estão os corpos? Estou num cemitério, numa manhã de sexta-feira, e de repente alguém me aborda perguntando: você está procurando corpo? Eu me assusto e penso: ‘que pergunta é essa?’ Sem responder, me desvencilho da pessoa, mas meus pensamentos estão embrulhados.

Com tantos silêncios sociais, será que JÁ precisávamos reencontrar nossos corpos físicos e, por conseguinte, o fundamento de um beijo, um abraço, um amor? No carro, dirigindo de volta a casa, algumas idéias me ferem: o ‘barulho’ das NTICs deu mais força à nossa humanidade, porém calou emoções como o prazer, o desejo, a vontade; as ‘facilitações’ pretendidas pela presença das NTICs trouxe novas interfaces de aproximação, mas esticou (ou manteve) as distâncias; o uso ininterrupto das NTICs no cotidiano criaram mais tempo livre, em contrapartida abriram novos espaços para outras ocupações pessoais e profissionais.

Em cada idéia, uma conjunção adversativa. Em cada idéia, um reverso. E no reverso o estabelecimento do silêncio. ‘Sujeitos do mundo, por que tanto silêncio?’ - grito no carro. No caminho, lembro do velório: muitas pessoas e a emoção em nichos. Todos solidários ao triste momento, mas, afastados, recriando novas (e outras) redes sociais. Muitas pessoas e uma grande farsa silenciosa. Enterro é um grande encontro social sem aviso prévio.

Quando Pierre Levy trabalha seu conceito de ‘inteligência coletiva’, trabalha o sentido da colaboração e do compartilhamento pulsando no meio da sociedade em busca de um futuro, e as NTICs proporcionariam o encontro com nossos ‘avatares’ (aqui, no sentido de encarnação divina). Mas é muito fácil perspectivar as atitudes humanas em teoria; é muito fácil descartar parte da nossa humanidade de forma a melhor (re)conectar a realidade com a integralidade dos sujeitos. É muito difícil, quase impossível, ter a certeza destes acontecimentos.

Os seres humanos são imprevisíveis e ‘birrentos’ quando diante da opção de gerenciar suas qualidades ou estimular qualidades no outro. Neste ponto, presentifica-se nossa principal característica: sobreviver a qualquer preço e o outro ‘que se dane’. Em casa, por e-mail, li um texto do Arnald Jabour, ‘Estamos com fome de amor’. De onde vem essa fome? Esta fome vem dos nossos silêncios emocionais por timidez, medo, antipatia, respeito. Diante das regras sociais e, hoje, virtuais, o ser humano se esqueceu de se feliz sem drama, sem culpa e sem razão. Todos os ‘encontros essenciais’ estão cobertos de perspectivas, planejamentos e interesses. Estes são nossos piores silêncios.

Depois da máquina a vapor, do telefone, do avião, da lâmpada elétrica, o mundo entrou num grande agito criativo, ganhou jogo de luzes e novos espaços aos vários tipos de encontro, mas se perdeu no silêncio dos sentidos e dos movimentos táteis, aqueles que arrepiam a pele instantaneamente e trazem à face um enorme sorriso de conquista. Será isto uma ilusão hoje?

Hoje a mente está eletricamente quente e o corpo está enregelado porque cada vez mais inútil pelo uso intenso do controle remoto, pelas compras pela Internet, pelas entregas em casa, pelo estudo a distância etc. É o descuidado e pura entrega cega às facilitações da vida ‘pós-moderna’. Brinca-se demais com memória, mas muito pouco com pulmões, mãos e pés. Os sujeitos ganharam novos brinquedos, mas tornaram-se flagelos das emoções duradouras. Os sujeitos e as NTICs facilitaram a sobrevida, mas inauguraram uma maneira contraceptiva aos casamentos ou às relações mais longas. É o silêncio dos profanos revelando novas sacralizações fulgazes. É o silêncio em meio aos ruídos das noites mais sedutoras e a frieza dos dias mais iluminados. Há uma opacidade no desejo de estar junto porque ‘ter raízes’ é pensamento ‘da antiga’.

Os sujeitos estão amantes a cada semana, jamais cônjuges de vida inteira. Alias esse negócio de ‘vida inteira’ ou ‘para sempre’ deveria ser filmado por Tim Burton também, tal o absurdo ou surrealismo de nossa imaginação, nestes ‘tempos líquidos’. Os enredos filmados sempre seriam fraquinhos, mas as imagens e as cores seriam densas e maravilhosas, e ocupariam todo o espaço da sensibilidade. Há uma obrigatoriedade do silêncio do arrepio do tesão-minuto porque a fascinação e a admiração são tremendamente ofuscantes.

Em casa, abro uma garrafa de vinho e fico perplexa: no século XXI, é o silêncio nossa senha de acesso ao mundo de tudo e de todos, apesar das expectativas. Os sujeitos estão ausentes de sua natureza ainda que intrigados com a possibilidade de fecundação diária de toda sorte. Ao saírem das noites tórridas onde ‘todos os gatos são pardos’, encontramos um terreno pantanoso cuja arquitetura investe na vacuidade de nossas educações antigas como: ‘tudo bem?’, ‘obrigada(o)’, ‘desculpe’, ‘com licença’, ‘ola’ e o puro ‘bom dia’.

Em tempos dos brinquedos tecnológicos, os sujeitos tornaram-se farejadores do ‘amor romântico’ em sedutoras galhardias juvenis e nos mergulhos nas oportunidades amorosas. É um campo árido e quase desértico à confiança e ao afeto já que cada um disfarça suas necessidades afetivas (e sexuais) com trabalhos, racionalidade, orgulho e soberba. É auto-estima introspectiva. Ninguém se dá conta que o ‘tempo não pára’, que a pele enruga, que o corpo trava, que a saúde não é eterna. Uma pena...

Onde mora a felicidade então? Eu acredito muito na disponibilidade, na participação, no carinho sem interesse, nas ligações despretensiosas, no afago simples, nas presenças surpresas, nos presentes sem data etc. E assim os silêncios podem se desanuviar, perder a tensão e ajudar nas transformações, apesar dos mundos virtuais.

Cuidado, o silêncio influencia nossas abstinências emocionais sem nenhum esforço, quando solicitadas ou aceitas como naturais. Sinceramente pergunto, ‘vagamos JÁ pelo vale da sombra da morte’?

Profa Ms Claudia Nunes

Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...