domingo, 2 de maio de 2010

OLHAR PEQUENÊS


Hoje estou intrigada e me perguntando: o que é ser professor hoje? Durante a semana, mil histórias me descompensaram quanto à emoção de ensinar. Na volta de casa, pegos pelas chuvas torrenciais no RJ, vários professores ficaram quase submersos na Praça da Bandeira: era um deslocamento necessário porque precisavam cumprir as atividades do dia em lugares distantes. Numa maternidade da barra, uma professora dividia-se em preocupações: o nascimento de seu primeiro neto e o cumprimento do horário da noite em sua terceira universidade. Num edifício em Campo Grande, professores presos no elevador sentiam crescer uma forte ansiedade porque, em Nova Iguaçu, vários alunos os aguardavam para revisões e provas bimestrais. Sob chuva ou sob sol, profesores precisam cumprir todos os horários sem stress ou exposição de cansaço. Difícil...!

Ainda assim, nada disso é novidade. Professor já assumiu seu lado ‘Sena’ a muito tempo: todo dia deve estabelecer records de tempo ao se deslocar entre escolas/universidades e cumprir suas obrigações. O sentido de mobilidade tecnológica só pode ter partido de uma pesquisa de campo séria sobre a dinâmica diária de milhares de professores em busca de se sentirem, ao final do mês, profissionais dignos. Mas o que fazer quando a discrepância de pensamento, de ações e de emoções das equipes pedagógicas, de cada lugar, é enorme? O que fazer quando, nesta rotina, sua auto-estima sofre baques ‘in-respiráveis’ porque inusitados (insólitos?)? Nada... e sofrer o baque, confiar na plasticidade cerebral para superar e continuar seu caminho.

No trajeto entre um lugar a outro recompor o cérebro com as próximas informações necessárias à realização da próxima atividade com um mínimo de sucesso é jogar o insulto, o insólito, o susto na lixeira da memória. É complexo, é doloroso, é estonteante. Muitos de nossos professores atravessam o dia agindo nos três ensinos (fundamental, Médio e Superior) da melhor forma possível, durante anos a fio. Mas atualizados ou não, chega o momento em que se sentem pasmos diante de certos olhares sobre educação e educador de cada setor, tal a contradição, e daí começam a se perguntar: 'de onde eu vim?', 'Qual o sentido de ser professor?' Ou ‘sartreanamente’: 'O que fazer com o que fizeram comigo?'

Veja bem, um exemplo: uma professora passa o dia em reuniões, conversas e estudos com os maiores expoentes da Educação numa universidade pública. Ela trabalha no setor de educação a distancia (EAD) de uma instituição de ensino superior pública. As discussões giram em torno de Adorno, Marx, práticas de ensino, teorias educacionais, inteligências múltiplas, avaliação, formação de professores dentre outras. Reconhecida por sua competência, nossa professora ‘bebe’ conhecimento, constrói uma argumentação ‘de peso’, recebe convites de trabalho importantes, é lembrada como expert em sua área etc. Sua auto-estima é massageada e aprofundada a cada vez que adentra este cenário. Sente-se iluminada e muito orgulhosa. Mesmo sem mestrado ocupa lugar especial em todos os processos de mudança nas/das duas universidades em que trabalha.

Como sempre teve o foco na aprendizagem do aluno, reverte o conhecimento adquirido em práticas de ensino e didáticas criativas em sala de aula, tanto no ensino superior presencial, quanto no ensino fundamental e médio. Sua vida é colaborar seriamente com o desenvolvimento da aprendizagem tanto como professora quanto como supervisora pedagógica.

Um dia, tal e qual Nora Ney, ela volta para casa desconhecendo seus caminhos pessoais e profissionais, e canta ‘Meu mundo caiu’. O brilho do seu olhar foi ofuscado: ela sofreu um ‘olhar pequenês’; ela foi abduzida em seus princípios, em seu imaginário e em suas formas de pensar sobre a gestão do ambiente escolar por um nada... Num ônibus sem trajetória certa, ela se pergunta: “por que continuar?”. Ao seu lado um desconhecido, a desilusão e a decepção. Mais cedo, no final da sua jornada diária, agora como supervisora pedagógica do Ensino Médio de uma instituição particular, foi chamada pela gestora para acertarem vários assuntos pendentes. Um deles referia-se à visita técnica ocorrida no dia anterior cujo objetivo é fazer um levantamento crítico das condições estruturais, administrativas e físicas da escola para receber e manter o aluno.

Depois de atualizar as ações do dia com nossa professora, chega-se ao relatório e, num ponto há o silêncio da gestora: a descrição da análise técnica sobre os murais. Surge a pergunta: ‘segundo o relatório da visita técnica, os murais foram considerados inutilizados para o uso, o que você tem para me dizer? Isto é possível? O que você tem feito? Você vem fazer o que aqui?'. Nossa professora sente uma dor na barriga e não acredita... Murais? Como assim? Lembrava-se que um dos alunos tinha rasgado a ponta de um dos murais pouco antes da visita técnica, mas tal fato não desqualificava a atualização constante dos mesmos, mantida com tanto carinho e atenção. E isto fora explicado e observado pelos visitantes. ‘Então do que ela estava sendo acusada? O que implicava aquela pergunta?’ – ela se perguntava. Nada, não havia explicação nem para o rasgo e nem para a pergunta. Não dependia dela.

A simples idéia de que a observavam como incompetente a estava destruindo. Em uma hora está discutindo grandes teorias com os ‘cabeções’ da universidade; trabalhando online seriamente com os alunos; noutra hora é chamada atenção porque não tomou conta, nem dos alunos e nem do bendito mural, como se fosse um ‘zé-ninguém’, uma ‘mosca-morta’. Tomar conta? Como assim? Ela fica em silêncio. É chorar ou se calar. Ela se cala. Há uma sensação de inutilidade, de falta de energia, de questionamento existencial e profissional, ao estilo ‘o que estou fazendo aqui?’, ou ‘o que eu fiz até agora com o meu conhecimento?’

A mente de nossa professora, atingida pela faca da realidade, recorda seus objetivos, suas habilidades, seus saberes, suas práticas e não mais se sente parte deste processo. Depois de um dia recheado de cultura e (re)conhecimento, além da perspectiva de aproveitar seu saber para se desenvolver e ser criativa com relação aos seus alunos, deve compactar sua aprendizagem para criar argumentos à sensação de incompetência intrínseca no questionamento sobre o rasgo no mural dos alunos na escola. Mas argumentar o quê?

De expert à incompetente ou desleixada, em poucas horas, nossa professora demorou. A insatisfação é exponencial e sua cabeça dói demais. Há um intenso ressentimento ‘retalhando’ sua identidade. Não uma identidade nascida do olhar ou das ‘falas’ dos outros, mas uma identidade pautada numa vida de regras, condutas, responsabilidade e sensibilidade quanto a si mesma e ao fazer pedagógico, de segunda a sábado! Ela busca em sua mente o sentido da consideração, mas...

Pulsa também em sua pele incomodamente o sentido da pergunta: ‘para quê?’ Anos de dedicação e o que se vive ou o que se apresenta, sem subterfúgios, é uma certa nadificação de SER, de SER professor por algo inócuo. Os links de sua arquitetura comportamental estão num momento de perda da linearidade porque, um “olhar pequenês” aponta para a necessidade de se proceder em descrença, como reflexo de uma descrença. Estudos, doações, posturas não podem ser acessadas (clicadas?) porque ganharam um tom cinza, ou seja, não estão liberadas ao acesso no momento. Seu corpo treme de nervoso e se apequena também. No detalhe de um mural, a (des)fragmentação de suas idealizações profissionais e pessoais. Ela está menor do que um dedal e completamente desvirtuada das suas certezas.

Mas, do fundo do poço, começa a fluir um (re)encantamento de si mesma: Marx não morreu... Marx não morreu... Marx não morreu... Este mantra novamente infla seu corpo e membros aos poucos. “O que você tem a dizer? Vai ficar ai calada, me olhando?” – insiste a gestora. Nossa professora reencontra o olhar da inquerente e responde: “Nada... Não tenho o que responder... Não há o que responder...”. Os olhares se digladiam por emoções contrárias. E ai nossa professora pensa: “Como este mundo é pequeno e incoerente...”. Levanta e sai.

É constrangedor inferir dúvidas sobre a democracia das suas/nossas esperanças. É indecente questionar a anima de sua/nossa formação e práticas de ‘ensinagem’ de base. É triste pensar em parar de lutar, apesar dos fingidores. O sintoma do ‘olhar pequenês’ em educação diz respeito a repentina falta de identificação do sujeito com o seu imaginário profissional a partir dos significados perjorativos da fala de outrem. Há uma quebra radical na aventura de SER professor dentro da idéia do constante autoconhecimento. O ‘olhar pequenês’ é um olhar que denigre toda segurança de potenciais trajetórias de sucesso porque, de pronto, inaugura inseguranças perniciosas quanto ao próprio saber e uma grande dicotomia incompreensível: ‘sou quem então?’, ou pior, ‘até hoje, fui quem então?’.

Nossa professora faz um contrato consigo mesma: o estabelecimento de prioridades porque ‘viver é preciso’ sempre! Perto de casa, um pouco recomposta deste dia tão rascante existencialmente, ela se inaugura para a surdez dos estímulos desagradáveis; se preserva dos vírus humilhantes das rejeições; e, ao abrir a porta de casa, assume uma postura encorajadora: desafiar-se a avançar em seus objetivos e aceitar, em alguns momentos, a presença do descrédito como positivo aos seus aprendizados.

Isto é parte de todo processo de humanização!

Profa. Claudia Nunes e Profa. Fátima Ornelas

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