quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PROFESSOR, pensamentos para refletir


Tem algo diferente. Dormir tem outra sintonia. Acordar é momento de aprender. Aprender se gruda nas necessidades, mas fisiologicamente envolve todo o organismo. Atenção, memória e linguagem estão sem estímulos na escola, mas são hiper-estimulados na realidade. Tempo sugere crise e as gerações se desentendem. Ensinar parece um mal necessário. Avaliar é algo do campo do imaginário entre o ideal e o real. Tempo de novo é um espaço curto e cheio de dificuldade. Emoção e cognição não caminham separadas. Sala de aula é a vida, mas a escola não se liberta dos padrões. Aula é mais conexão e menos transmissão. Tempo outra vez é muito restrito: 10 min para atender, 50 min para realizar e a vida toda para viver. O que fazer de melhor? Experimentar. Mudar. Libertar. E espalhar mais verdades do que mitos às aprendizagens. Sala de aula é outro ambiente, nunca reprodução da sala de casa, ainda assim, tem que ser/ter prazer. Se vamos desenvolver aprendizagens, que seja em torno das agradabilidades e dos desafios. Num espaço hostil, mudar comportamentos acontece pelas surpresas emocionais e posturais. 
Professor, pensamentos para refletir:
ð  não há homogeneidade;
ð  há muitas emoções;
ð  atenção às vivências;
ð  reconheça as diferenças;
ð  observe os comportamentos;
ð  crie atividades lúdicas e desafiantes;
ð  incentive o trabalho em parceria;
ð  conheça as habilidades;
ð  respeite gostos e expressões;
ð  informe-se;
ð  participe;
ð  escute;
ð  atenda;
ð  haja com flexibilidade;
ð  pare de gritar;
ð  abrace;
ð  sorria grande;
ð  pergunte;
ð  favoreça, não facilite;
ð  humanize-se.

Bjos Claudia Nunes


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