sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Amigos Internacionais - TOULOUSE












Impressionante, todo ano estou dando um grande até logo a amigos muito queridos. E nao consigo me acostumar. Fiquei feliz demais por Amsterda, pelo Canadá e agora Toulose. Sou torcida mesmo!! Mas quando eu nao ficarei com um certo gosto egoísta sobre esses eventos? Acho que nunca! Leonina, sou profundamente orgulhosa dos amigos que faço e esse orgulho alcança os limites da possessividade sempre! Como no caso de Amsterda e Canada, estou lendo sobre Toulose. Nossa, que cidade!!! Que visual!!! La Ville Rouge é linda e parece saída dos livros romanticos de Jane Austen. Uma sensação de natureza acompanhando a vida do lugar. Mesmo tentando dominar uma tristeza que cresce (segundo Arnaldo Antunes "tristeza é uma forma de egoísmo"), torço que a vida recompense a amizade com conquistas importantes de meus amigos após um período tão longo longe, embora nunca distante.

Um pouco de história das imagens:
Chegamos a Toulouse, uma cidade que fica às margens do intempestivo rio Garrone. Era nesse ponto do rio que os peregrinos, que se dirigiam a Santiago de Compostela, conseguiam cruzá-lo. Isto fez de Toulouse uma cidade muito importante naqueles tempos. Hoje é a quarta maior cidade da França, de onde saiu o Concorde.

A cidade é conhecida como "La Ville Rose" devido às construções erguidas com tijolos feitos com o barro vermelho da região.

Paralelo ao rio Garrone, no ano de 1666, foi construído um canal que permitia a ligação entre o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, denominada de Canal du Midi. Atualmente ele faz parte do charme da cidade e ainda é navegável.

De lá, fomos para Avignon, que foi a sede do Papado Cristão por um século (1309 - 1411), durante o qual 10 papas se instalaram no imponente Palais des Papes e costumavam dar as bênçãos nessa janela imensa, onde nós aparecemos num pontinho branco.

ENFIM, menos um amigo no meu niver de 2008.

Abraços
Claudia Nunes

Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...