domingo, 29 de outubro de 2017

Um pequeno PENSAMENTO com café

Depois de nova semana de trabalho, sentei para pensar e tomar café. Sentei e pensei em minha profissão: sou professora. E, como professora, percebo uma necessidade constante de aprender (buscar, ler, escrever, adaptar, aplicar, avaliar, rever e planejar). Aprender é tudo isso e muito mais. Não tem sentido na palavra estagnação. É preciso empreender e empreender-se com criatividade, curiosidade e versatilidade. Não há como fugir: nós, professores, somos a representação de quaisquer processos de adaptação; afinal, nossos aprendentes mudam em cada ano, década, século, tempo. E é na mudança que se abrem as portas das novas perspectivas de planejamentos e de utilização dos diferentes recursos. Nós, professores, somos aprendizagem em movimento. Hoje eu me dei conta disso. Somos os mágicos das mentes e dos corpos do século XXI. Mas é preciso compromisso e responsabilidade. Buscar aprendizagem, modos de aprendizagem, formas de avaliação de aprendizagem não é um luxo; é uma necessidade profissional. Pessoas inteligentes agem assim. No movimento, nós, professores, podemos nos surpreender, promover combinações, aguçar a curiosidade para ir além, e criar o hábito de pesquisador do comportamento cognitivo e emocional humano para desenvolvê-lo nos diferentes ambientes. E nesse caminho, melhoramos, crescemos, aprendemos, modificamo-nos e qualificamo-nos. Mas é preciso flexibilidade cognitiva, pois o enfrentamento das novas formas de assimilar saberes gera medo/retrocesso/paralisia/engessamento/conflitos. Sabemos que, em geral, os primeiros passos dos professores são em defesa dos costumes de formação; das crenças literárias; e das bagagens cognitivas que sempre deram certo. Mas isso não cria uma relação verdadeira com o aprendente em expectativa de aprendizagem que chega à escola; então conselho: CONVIDE O DESCONHECIDO, O CRIATIVO e o INSPIRADOR para o território das dinâmicas de aprendizagens. Seja DUVIDOSO, ABERTO e HUMILDE aos ventos dos comportamentos questionadores e curiosos sem quadraduras ou descartes ou fingimentos. Equilibre suas atitudes e terá como resultado, aprendizagens significativas, produtivas e reais.

Profª Claudia Nunes

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