Depois de nova
semana de trabalho, sentei para pensar e tomar café. Sentei e pensei em minha
profissão: sou professora. E, como professora, percebo uma necessidade
constante de aprender (buscar, ler, escrever, adaptar, aplicar, avaliar, rever
e planejar). Aprender é tudo isso e muito mais. Não tem sentido na palavra
estagnação. É preciso empreender e empreender-se com criatividade, curiosidade
e versatilidade. Não há como fugir: nós, professores, somos a representação de
quaisquer processos de adaptação; afinal, nossos aprendentes mudam em cada ano,
década, século, tempo. E é na mudança que se abrem as portas das novas
perspectivas de planejamentos e de utilização dos diferentes recursos. Nós,
professores, somos aprendizagem em movimento. Hoje eu me dei conta disso. Somos
os mágicos das mentes e dos corpos do século XXI. Mas é preciso compromisso e
responsabilidade. Buscar aprendizagem, modos de aprendizagem, formas de
avaliação de aprendizagem não é um luxo; é uma necessidade profissional.
Pessoas inteligentes agem assim. No movimento, nós, professores, podemos nos
surpreender, promover combinações, aguçar a curiosidade para ir além, e criar o
hábito de pesquisador do comportamento cognitivo e emocional humano para
desenvolvê-lo nos diferentes ambientes. E nesse caminho, melhoramos, crescemos,
aprendemos, modificamo-nos e qualificamo-nos. Mas é preciso flexibilidade
cognitiva, pois o enfrentamento das novas formas de assimilar saberes gera
medo/retrocesso/paralisia/engessamento/conflitos. Sabemos que, em geral, os
primeiros passos dos professores são em defesa dos costumes de formação; das
crenças literárias; e das bagagens cognitivas que sempre deram certo. Mas isso
não cria uma relação verdadeira com o aprendente em expectativa de aprendizagem
que chega à escola; então conselho: CONVIDE O DESCONHECIDO, O CRIATIVO e o
INSPIRADOR para o território das dinâmicas de aprendizagens. Seja DUVIDOSO,
ABERTO e HUMILDE aos ventos dos comportamentos questionadores e curiosos sem
quadraduras ou descartes ou fingimentos. Equilibre suas atitudes e terá como
resultado, aprendizagens significativas, produtivas e reais.
Profª Claudia Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário