sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

MUNDO VIRTUAL e os exemplos



Em férias, leio vários jornais e venho percebendo que, mais do que nunca, o mundo virtual segue sendo culpabilizado por diferentes comportamentos, principalmente, relacionados às diversas formas de relacionamentos. Uma pena! A realidade de cada um é imprevisível. As dinâmicas sociais e familiares estimulam as memórias de maneiras diferentes. E o mundo virtual é um dos recursos apresentados aos mais jovens, bem jovens, por múltiplas razões. A capacidade de modificação das atenções, memórias e linguagens pode ocorrer a partir da utilização de diferentes recursos e inserção em diferentes mundos. Talvez o grande desafio sejam os EXEMPLOS. Estes estabelecem conexões mentais que, junto à genética, criam a singularidade comportamental de cada um. Nós vivemos tempos incertos. Pais navegam em terrenos movediços. E a realidade segue moldando passos, emoções e decisões de maneira particular. Não podemos adivinhar o que acontecerá nos futuros infantis e juvenis. É possível sim agir com mais empatia, harmonia, diálogo e firmeza para gerar exemplos aos olhos infantis e juvenis. O mundo virtual é um mundo imprevisível e extremamente aberto às necessidades e desejos de todos; isso ‘alimenta’ nosso sistema de recompensa (prazer), diante de um mundo real mais tenso, violento, desequilibrado e veloz. Ou seja, o mundo virtual é procurado por uma questão de sobrevivência e os pais têm essa percepção, daí, de novo, e de forma intensa, protegem suas crias e proteção tem uma relação direta com o mundo virtual. Em desenvolvimento, os mais jovens aprendem, pelos exemplos e oferecimentos físicos (objetos), a usar o mundo virtual livremente; e, com a consciência tranqüila, os pais criam personas quietas, isoladas, com pouco traquejo social e com problemas emocionais quando frustradas. Será um problema do mundo virtual? Não! É problema do USO, sem limites e controle, do mundo virtual, enquanto os mais jovens estão em processo de desenvolvimento. Pela natureza imprevisível das realidades, o uso dos tantos recursos sociais (incluindo o virtual) incorre na certeza de que vivemos em mundos completamente não lineares e desconhecidos. Lógico que nós, seres vivos humanos, queremos que tudo faça sentido e que as aprendizagens sejam de maior qualidade acreditando num ‘futuro melhor’ e mais solidário. E como o mundo virtual sugere a presença do caos, daquilo em que, vira e mexe, não se tem controle, nós não pensamos em mudar a dinâmica do processo de criação / aprendizado; nós criamos um medo e desse medo, apontamos culpados e recheamos nossos pensamentos com ‘leituras’ que nos confortem: o mundo virtual é o vilão dos maus comportamentos ou dos mais inadequados. Eisenhower (Dwight D. Eisenhower, presidente americano entre 1953 e 1961) disse: planos são inúteis, mas planejamento é tudo. Pais, não culpem este ou aquele recurso pela dúvida sobre os comportamentos de suas crias; tais recursos sempre existiram / existirão; então, criem planejamentos mais flexíveis. Eles são indispensáveis, justamente porque, em sua construção, e, em cada tempo etário, há avaliações sobre o desenvolvimento e atuações dos / nos vários cenários possíveis de vivência e convivência dos seus mais jovens, incluindo todos os recursos e mundos aos quais eles terão acesso.
Profª. Claudia Nunes (05.01.20)

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