sexta-feira, 2 de outubro de 2009

OLIMPÍADAS no RIO 2016

Gente, enfim o RIO DE JANEIRO sediará uma olimpíada em 2016. Aliás enfim a AMÉRICA DO SUL sediará uma olimpíada! A hegemonia européia sofreu um corte. Temos a oportunidade diminuir a força do adjetivo EMERGENTE de nosso país. E segundo o site globo.com temos um desafio: usar bem R$ 29 bilhões previstos no projeto. Muito para acertar, muito para construir. Temos uma cultura pra repensar e transformar.

Depois de mais uma conquista, começam as críticas. Nem bem a adrenalina da alegria correu o corpo de todos os brasileiros e já começam a jogar lama. Fácil criticar, quero ver colocar a mão na massa e fazer acontecer. Somos problemáticos em termos de transporte e violência? Somos sim, mas temos a oportunidade de melhorar. Não adianta bater na mesma tecla e ratificar pra sempre o jeitinho e a displicência brasleiras, é preciso criar alicerces fortes para sobrepujá-las.

De acordo com o projeto, o Rio será dividido em quatro pólos. A Barra da Tijuca, na Zona Oeste, vai receber metade das competições. Enquanto o Riocentro terá a Vila Olímpica e o Centro de Mídia, o autódromo vai dar lugar ao Centro de Convivência. Outro polo é em Deodoro, no subúrbio, onde será construído o parque radical, para provas de canoagem slalom e mountain bike. O terceiro é o polo Maracanã, na Zona Norte. No estádio, estão previstas as cerimônias de abertura e encerramento, além dos jogos de futebol, enquanto o Maracanãzinho vai abrigar as competições de vôlei. O Estádio João Havelange, o Engenhão, no Engenho de Dentro, no subúrbio, será palco das provas de atletismo. Já o Sambódromo vai ser o local da largada e chegada da maratona e do tiro com arco. O quarto polo é em Copacabana, na Zona Sul do Rio, casa do vôlei de praia, do triatlo e da maratona aquática. Enquanto o estádio de remo, na Lagoa, vai ganhar mais um píer, a Marina da Glória receberá as provas de vela.

Haverá um movimento dentro da cidade e que provavelmente será muito criticado. Ninguem quer ser atrapalhado. Gente, chega de 'cada um no seu quadrado'!!! Nossa visibilidade mundial é de um povo e nao de um indivíduo. Transportes em obras... Conglomerado hoteleiro já se projetando e pensando até em navios. Segurança forte e competente, nem que seja por acordos temporários com os traficantes. Ninguem está iludido acreditando que certos tipos de acordos nao serão pinçados, por que isso nao é privilégio do Brasil. Vários eventos de grande porte sugeriram que é possivel manter a segurança. São SETE anos até lá.

E por fim usar nossa beleza natural para que todos que aqui vierem, retornem sempre, sempre e sempre. As Olimpíadas podem dar um grande impulso para reverter esse processo de degradação do meio ambiente. Serão postos em prática programas de reflorestamento e despoluição da Baía de Guanabara, e das lagoas. A Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade, é a prova de que o município pode voltar a ser lindo, e limpo. Muito já foi feito: sem despejos de esgoto, parte da sujeira desapareceu e a qualidade da Lagoa melhorou. E para um ar mais puro, as Olimpíadas também prometem: um melhor transporte público gera menos poluição. O plantio de milhões de árvores vai tornar o Rio uma cidade ainda mais verde.

Mas para isso, cada um FORA do seu quadrado!!!!!
RIO 2016, eu quis, eu quero, eu vou!!!!!

Profa. Claudia Nunes

Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...