Atualmente a leitura e a escrita estão sendo apregoadas ao 04 ventos da educação. Em relevo, a análise de que, no processo escolar, os alunos apresentam dificuldades de interpretação porque fazem apenas um leitura muito objetiva do texto. Os alunos lêem, mas nao se interpenetram por entre as palavras que compõem o texto. será que há um desinteresse pela palavra escrita? Não foi o que se viu, por exemplo, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Diante do poder da imagem, a literatura entrou em transmutação para se adaptar ao mundo contemporâneo. Junto ao processo de escrita e de leitura, outras mídias. É uma simbiose de instrumentos que possam lidar com os interesses dos alunos e favorecer a prática de ensino dos professores. O livro transforma-se num grande 'polvo marinho' pelas infovias da Internet, pelas imagens do cinema ou pelas ondas do rádio. E aí está renovada sua sedução e, principalmente a manutenção de sua existência entre nós. A escrita e a leitura, pelas diferenças de acesso aos conteúdos, atualizam-se como necessidades prementes em uma sociedade. O problema, então, é como deslocar o olhar do aluno para uma 'viagem literária' sem grandes podas ou restrições. Hoje, então, desenvolve-se a escrita colaborativa cujo mote principal é a comunhão de idéias (re)organizando a arquitetura do texto de maneira que o leitor possa entender os sentidos e interagir com as ações. Com a Web 2.0, conceitos como cooperação e colaboração são utilizados para amealharmais participantes para os projetos de oficinas de leitura e de escrita em diversos espaços educacionais. A leitura e a escrita desafiam os sujeitos a estar no mundo com mais integração. E os professores devem incentivar, através de dinãmicas desafiantes, seus alunos a interpretar outros sentidos ou os sentidos dos outros.
Profa. Ms Claudia Nunes
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