terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

O "antes" não existe mais

Num tempo de grandes perdas, saúde mental requer distanciamento. Não é fácil. A decisão de distanciamento é o segundo tempo de uma tempestade emocional que, às vezes, é difícil de conter ou controlar. Distanciamento é resultado do desapego. Há desejo, há intenção, mas não há mais apego. Nada mais será como antes e é justamente no advérbio ‘antes’ que não devo parar; é dele que devo desapegar. De novo, não é fácil. Independente da minha vontade, meu trem descarrilhou e, no turbilhão de coisas caindo, machucando, doendo, eu devo usar meus aprendizados para sobreviver sem os resultados de antes. Ops, de novo esse ‘antes’. Depois de tudo, a respiração é controlada, os olhos se abrem e eu não sou mais eu. Outro eu se faz presente. Da bagunça insana, outro eu que não teve tempo para vivenciar nada: ele era apenas memória, sonho, possibilidade. Enquanto o novo eu toma ciência de tudo o que lhe aconteceu, o corpo treme de medo e insegurança. Não há o que fazer, além de se criar um distanciamento, eu devo recuperar minha forma de viver a vida de antes. Ops, de antes? Impossível! Eu não sou mais eu. Minha caixa de pandora foi aberta abruptamente e algo de novo escapou. Então é hora de criar nova performance, abundancia e necessidades; é hora de especular com novos olhares, pessoas, liberdades. No distanciamento, a consciência de si com menos simbolismos, mapas, regras; e mais volúpia, ambientes, gestos e atitudes. Segundo Chopra (2020), distanciamento é sinônimo de consciência rica, porque oferece liberdade para criar [...] principalmente alegria e felicidade. Num tempo de grandes perdas, como menos frases como “antes era melhor” e um novo eu, oque merece minha atenção é a espontaneidade, algo que me ajude a fixar minha história com paz, saúde, família, amigos, trabalho, força, fé e a consciência leonina de que, na incerteza, terei a liberdade para criar / viver o que eu quiser.

 

Referência:

CHOPRA, Deepak. As setes leis espirituais do sucesso. Rio de Janeiro: BestSeller, 2020

 

Profa Claudia Nunes (28.12.2021)

Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...