segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

MOTE do futuro profissional


Um dos elementos mais importantes da vida profissional de qualidade é a DEDICAÇÃO. Se o marco inicial da proposta de ‘ser alguém na vida’ for o PRAZER de SER, a dedicação ou sua intensidade (talvez possamos chamar de PRÁTICA) será imprescindível para o alcance dos objetivos. Só que entre o prazer de SER e a dedicação em SER ou ir SENDO, há a imagem mental sobre quem você É e/ou quer SER. Como não escapamos de nossa essência (genética, coletividade, o que quiserem chamar), não escapamos de um conjunto de memórias conhecido por todos e que serve de mote às nossas escolhas. Atualmente, acredito nisso, não escapamos da COLETIVIDADE.

Dedicação junto aos objetivos profissionais então tem a perspectiva de construir habilidades e aperfeiçoar competências. Só que, por exemplo, quaisquer habilidades que quisermos adquirir precisam ser visualizadas e/ou imaginadas na prática no futuro. Tal e qual os atletas que, segundo diferentes treinadores, antes dos seus movimentos, mentalmente projetam arremessos perfeitos, saltos precisos, tacadas certeiras, saques definitivos ou chutes vitoriosos; nós devemos, para além dos sonhos ou desejos, criar imagens mentais de como seremos quando ‘profissionais de’. Ou seja, devemos imaginar comportamentos, ações, situações, hoje, na intenção do amanha profissional. É criar um hábito antes da instalação do hábito em si.


Há uma fisiologia que se altera e remodela o cérebro a outros padrões neurais gerando, justamente, o ‘expertise’ / a competência / a perfeição / a ação refinada, já que, segundo o neurocirurgião Doty (2016), o cérebro não distingue entre experiência imaginada com intensidade e a experiência real. Nesta linha de pensamento, entendemos que a imagem mental é importante para a criação de uma reabilitação também dos músculos a ter novas maneiras de desempenhar quaisquer ações / comportamentos / movimentos com mais sofisticação / perfeição.

Desta forma devemos pensar também as metodologias educacionais em todos os níveis de ensino. Pensar metodologias cujo fundamento seja o estímulo à autoestima e a continuação da aprendizagem (ser curioso) dentro dos territórios de prazer / interesse / significado, projetando essas emoções (memórias) para o futuro: estratégias cognitivas a partir de uma rearquitetura neural e humana.

Com a imagem mental trabalhada em perspectiva, aprender passa a ser uma viagem que o cérebro (re)conhece e a mente pode elaborar de acordo com o conjunto de memórias e escolhas (córtex pré-frontal) de cada um. Neste processo, as intempéries / os percalços / os obstáculos participarão como definidores do sucesso midiático ou sucesso anônimo. E ai, o velho ditado é real: nem sempre querer é poder.

Mas sejamos positivos. A reprogramação cerebral é possível diante da imagem mental e da DEDICAÇÃO. Um profissional tem a possibilidade de alcançar sua qualificação quando investe nesta imagem mental e a torna algo conhecido e possível junto à realidade da sua formação. Um aluno tem potencial para SER tudo o que sonhar desde que lhe seja oportunizado movimentos de experimentação desses sonhos no mundo intra e extragenético. Ou seja, a imagem mental estimula emoções e as funções executivas como planejamento, resolução de problemas, julgamento, raciocínio, memórias e tomadas de decisão, desenvolvendo o profissional / o aluno para respostas emocionais e escolhas racionais mais equilibradas / adequadas em e para diferentes ambientes nos quais interagir.

Em alguns casos isto é chamado de FOCO (leiam o livro do Coleman) cujo fundamento é a intenção constantemente ratificada por imagens mentais de conquista, atitudes reais de procura e informações gerais como estratégia. Do foco podemos chegar à ATENÇÃO concentrada e sustentada em torno do futuro almejado. Não há descarte das emoções já que a atenção surge de uma intenção e esta de uma percepção localizada / estimulada / observada junto ao meio ambiente (contexto). Há sim um trabalho (limitação / controle) de descarte de outras atrações (= distrações) e isto, também segundo Doty (2016), pode fortalecer a massa cinzenta junto às áreas que nos ajudam a aprender, a agir e a tornar realidade os sonhos dos profissionais e dos alunos.

Profissionais ou alunos de qualidade, mais do que de sucesso, são aqueles que, a partir da OPORTUNIDADE real e/ou imaginada, aprendem a trilhar seus caminhos unindo imagem mental e atitudes reais com DEDICAÇÃO, FOCO e ATENÇÃO.

Referencia:
DOTY, James R. A maior de todas as mágicas. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.


Profª. Claudia Nunes

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