Um dos elementos
mais importantes da vida profissional de qualidade é a DEDICAÇÃO. Se o marco
inicial da proposta de ‘ser alguém na vida’ for o PRAZER de SER, a dedicação ou
sua intensidade (talvez possamos chamar de PRÁTICA) será imprescindível para o
alcance dos objetivos. Só que entre o prazer de SER e a dedicação em SER ou ir
SENDO, há a imagem mental sobre quem você É e/ou quer SER. Como não escapamos
de nossa essência (genética, coletividade, o que quiserem chamar), não
escapamos de um conjunto de memórias conhecido por todos e que serve de mote às
nossas escolhas. Atualmente, acredito nisso, não escapamos da COLETIVIDADE.
Dedicação junto
aos objetivos profissionais então tem a perspectiva de construir habilidades e
aperfeiçoar competências. Só que, por exemplo, quaisquer habilidades que
quisermos adquirir precisam ser visualizadas e/ou imaginadas na prática no
futuro. Tal e qual os atletas que, segundo diferentes treinadores, antes dos
seus movimentos, mentalmente projetam arremessos perfeitos, saltos precisos,
tacadas certeiras, saques definitivos ou chutes vitoriosos; nós devemos, para
além dos sonhos ou desejos, criar imagens mentais de como seremos quando ‘profissionais
de’. Ou seja, devemos imaginar comportamentos, ações, situações, hoje, na
intenção do amanha profissional. É criar um hábito antes da instalação do
hábito em si.
Há uma
fisiologia que se altera e remodela o cérebro a outros padrões neurais gerando,
justamente, o ‘expertise’ / a competência / a perfeição / a ação refinada, já
que, segundo o neurocirurgião Doty (2016), o cérebro não distingue entre
experiência imaginada com intensidade e a experiência real. Nesta linha de
pensamento, entendemos que a imagem mental é importante para a criação de uma
reabilitação também dos músculos a ter novas maneiras de desempenhar quaisquer
ações / comportamentos / movimentos com mais sofisticação / perfeição.
Desta forma
devemos pensar também as metodologias educacionais em todos os níveis de
ensino. Pensar metodologias cujo fundamento seja o estímulo à autoestima e a
continuação da aprendizagem (ser curioso) dentro dos territórios de prazer /
interesse / significado, projetando essas emoções (memórias) para o futuro:
estratégias cognitivas a partir de uma rearquitetura neural e humana.
Com a imagem
mental trabalhada em perspectiva, aprender passa a ser uma viagem que o cérebro
(re)conhece e a mente pode elaborar de acordo com o conjunto de memórias e
escolhas (córtex pré-frontal) de cada um. Neste processo, as intempéries / os
percalços / os obstáculos participarão como definidores do sucesso midiático ou
sucesso anônimo. E ai, o velho ditado é real: nem sempre querer é poder.
Mas sejamos
positivos. A reprogramação cerebral é possível diante da imagem mental e da
DEDICAÇÃO. Um profissional tem a possibilidade de alcançar sua qualificação
quando investe nesta imagem mental e a torna algo conhecido e possível junto à
realidade da sua formação. Um aluno tem potencial para SER tudo o que sonhar
desde que lhe seja oportunizado movimentos de experimentação desses sonhos no
mundo intra e extragenético. Ou seja, a imagem mental estimula emoções e as
funções executivas como planejamento, resolução de problemas, julgamento,
raciocínio, memórias e tomadas de decisão, desenvolvendo o profissional / o
aluno para respostas emocionais e escolhas racionais mais equilibradas /
adequadas em e para diferentes ambientes nos quais interagir.
Em alguns casos
isto é chamado de FOCO (leiam o livro do Coleman) cujo fundamento é a intenção
constantemente ratificada por imagens mentais de conquista, atitudes reais de
procura e informações gerais como estratégia. Do foco podemos chegar à ATENÇÃO
concentrada e sustentada em torno do futuro almejado. Não há descarte das
emoções já que a atenção surge de uma intenção e esta de uma percepção
localizada / estimulada / observada junto ao meio ambiente (contexto). Há sim
um trabalho (limitação / controle) de descarte de outras atrações (= distrações)
e isto, também segundo Doty (2016), pode fortalecer a massa cinzenta junto às
áreas que nos ajudam a aprender, a agir e a tornar realidade os sonhos dos
profissionais e dos alunos.
Profissionais ou
alunos de qualidade, mais do que de sucesso, são aqueles que, a partir da
OPORTUNIDADE real e/ou imaginada, aprendem a trilhar seus caminhos unindo
imagem mental e atitudes reais com DEDICAÇÃO, FOCO e ATENÇÃO.
Referencia:
DOTY, James R. A maior de todas as mágicas. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
Profª.
Claudia Nunes
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