"Neurociência
é um conjunto de ciências cujo sujeito de investigação é o sistema nervoso com
particular interesse em como a atividade do cérebro se relaciona com a conduta
e a aprendizagem."
A fim de
iniciar esta reflexão é fundamental elucidar que o cérebro humano é um sistema
aberto e plástico e, nesse âmbito, constata-se a relevância da presença dos
estudos da neurociência na prática educativa.
De acordo com
Joenk (2002) a ação da plasticidade cerebral tem grande relevância pois, diante
das imensas possibilidades de realização do ser humano, essa plasticidade é
essencial: o cérebro pode servir a novas funções criadas pela cultura na
história do ser humano, sem que sejam necessárias transformações na estrutura
do órgão físico.
O
funcionamento cerebral é moldado tanto ao longo da história da espécie como no
desenvolvimento individual, isto é, a estrutura e o funcionamento do cérebro
não são inatos, fixos e imutáveis, mas passam por mudanças no decorrer do
desenvolvimento do indivíduo devido à interação do ser humano com o meio físico
e social (JOENK, 2002, p.03).
Diante disso,
o desafio para a educação não está em apenas saber como ensinar ou como avaliar
o que foi ensinado, mas sim, apresentar e mediar a construção do conhecimento
de maneira que o cérebro aprenda melhor e de forma significativa.
Cabe ainda
ressaltar Vygotsky (1991), teórico da *mediação, que contribuiu com a
compreensão dos processos de interação entre os homens, funções mentais
superiores, e mediação simbólica e elaboração conceitual. Estas ideias estão
relacionadas a sistemas múltiplos de inteligência, sistemas múltiplos de
memória e múltiplas funções executivas. Destaque aqui para o papel de uma
prática educativa que otimize as interações.
Neste
contexto, é fundamental então reiterar que a neurociência não pode ser
considerada apenas como uma disciplina, mas como um conjunto de ciências cujo
sujeito de investigação é o sistema nervoso com particular interesse em como a
atividade do cérebro se relaciona com a conduta e a aprendizagem.
A partir dessa
ideia, atualmente a neurociência se apresenta como grande aliada à prática
educativa, contribuindo no que diz respeito ao reconhecimento do indivíduo como
ser único, pensante, atuante, que aprende de uma maneira toda sua, única e
especial. Para tanto, metodologias e estratégias de ensino podem e devem ser
fundamentadas na neurociência para otimizar o desenvolvimento pedagógico.
*Mediação é o
processo de realizar a interface entre situações... Esta é simbólica, pois pode
ser realizada através de algo concreto ou não.
MARTA RELVAS
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