terça-feira, 15 de março de 2022

Uma viagem... para sempre (78 anos – 2021)

             Novo dia especial e ela não está aqui. Dia especial para ela e para mim. Patamares diversos mesmo. Sr.ª Certeza Ruim, seus serviços acabaram. Leve tudo o que for seu e vá embora de vez. Minha ariana está em viagem de cruzeiro em outra esfera e a senhora precisa me esquecer. Sei eu udo mudou. Dizem que não é um fim, mas a senhora sabe que é sim. É seu papel falar a verdade de forma grosseira. Tudo tem um fim sim! Tudo precisa de fim sim! A senhora passa e modifica tudo. Nunca mais somos os mesmos. A senhora passa e tira tudo do lugar, principalmente o que de melhor temos: afetos familiares. Inseguros e frágeis, nós vamos de composição em composição, mudando cores e geometrias para tentar recuperar o amor roubado. Sr.ª Certeza Ruim, você é podre!

Mas hoje é festa. Independente da senhora, hoje é festa! Eu preciso entender que hoje é festa. Como sempre fico lhe esperando. Os dias passam e sei que você está feliz vivendo como gosta; mas quando vai voltar? Isso sempre foi uma certeza. Eu cuidei e me despedi; criei uma armadura de força e coragem para seguir; e você foi ser ‘gouche’ na vida sem falar nada; você voou o sono dos justos sem abrir seus olhos. Danada!

Não há tristeza, desespero ou angustia em mim; há espera. Estou esperando a porta abrir e você, cheia de malas, dizer: ‘pega o resto lá embaixo; tenho horrores para contar’, porque é dia de festa. Hoje passei o dia olhando uma porta diferente. Hoje esperei a maluquice do aniversário programado um mês antes. Hoje a viagem deveria terminar. Só que não. A palhaça da Sr.ª Certeza Ruim armou uma falcatrua e tirou você dos meus cuidados, com certeza, antes do tempo. E você nem me ligou para dizer ‘oi’. Você se foi. Então, hoje, só pude respirar fundo e lhe desejar o melhor de tudo onde quer que esteja. Fechei os olhos e pensei no reencontro: você, papai, vovô, vovó e minha tia Lelete. Puxa que inveja! No cais do porto, imagino as alegrias e os abraços. Que saudades!

Feliz aniversário mamãe! Sei que desembarcou para uma vida muito melhor. Sei que sua viagem é outra e que as mudanças precisam acontecer. Talvez agora crescer tenha outro significado em mim, mas podia ser menos; podia ser depois. Feliz viagem mamãe! Essa casa permanece vazia e sem alegria. Seu furdunço faz falta mesmo. Seu contato diário tem outra consistência, por isso abandono não é minha palavra. Você existe em mim, em meus arquivos e memória; logo você vive para sempre.

Hoje feliz aniversário mamãe! Nada foi encerrado; apenas há outro contrato entre céu e terra. Não sei bem o que fazer todos os dias, mas acordo e faço o necessário em nome da sua presença, toque e cheiro. De novo, saudades do até logo, do ‘oiiiiiii’, das blusinhas da feira, das discussões sobre seus ou meus horários etc. Em isolamento e silencio, só posso fechar os olhos e imaginar sua alegria e sua liberdade pelo seu aniversário. Sua presença invisível é clara para mim, assim como da minha avó. Que abraço! Que perfume! Que mensagem! Adorei! Sei que preciso paciência comigo mesma, desculpe, estou aprendendo.

Hoje é dia de festa. Festa pela vida. Aqui, estamos em luta pela vida, mas quem não está? Hoje é dia de festa porque você está viva em mim. É hora do apego, do afeto, do carinho e do calor que sinto de você. É um tempo diferente. Mas hoje será dia de festa. É hora de agradecer, de alegria, de parabéns, de desejar o melhor para você onde estiver. Nem sei se você saberá ao certo que dia é hoje, mas vai saber... vai sentir... vai me sentir... Nossas vidas estão do avesso e nele estamos unidas para reencontrar nossos caminhos juntas. Avesso do avesso é o direito.

Hoje é dia de muita festa. Não esqueço o que aprendi com você e sua mãe: viva a vida celebrando sempre. É dia de festa. E assim será para sempre!!

Obrigada pela vida sempre!!! Feliz aniversário!!

 

Prof.ª Claudia Nunes (08.04.2021)

 

 

 

Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...