sábado, 9 de novembro de 2019

Cara srª Certeza Ruim,



Hoje li repentinamente a expressão ‘ansiedade antecipatória’ e tive ansiedade / palpitação: não me controlei. Diante de uma mudança de ritmo, a ansiedade antecipatória surgiu. Muitos pensamentos assolando o corpo e a alma. Dificuldades em me surrupiar desses desvãos emocionais e reintegrar-me ao dia ou, pelo menos, ao tempo, são minhas novidades. Em cada instante, a necessidade de controlar a mim mesma, mesmo na hora do aperto. Tenso, intenso e estranho... Parece que Srª Certeza Ruim chegará breve. Respirar é difícil. Controlar lágrimas é doloroso. Há um bloqueio da racionalidade e da paz, tão querida e trabalhada. Nada indica a presença da Srª Certeza Ruim, mas o sistema nervoso não sabe disso: ele se antecipou. Estou em projeção negativa, positiva, negativa, positiva, negativa, e os dias passam nessa parabólica. Nada de mais aconteceu. Tudo quase nos eixos, mas há um paralelismo emocional: a Srª Certeza Ruim. Trabalho árduo domar essa fera. É aflitivo. Srª Certeza Ruim parece que está em movimento... alcançando pontos incomuns... e ganhando corpo e cor. Nada de mais aconteceu. Mas diante da Srª Certeza Ruim, o que tenho é descontrole, incerteza, silêncio, procrastinação e receio. Segundo o que li “ansiedade antecipatória apaga e bloqueia todos os recursos para enfrentar” a Srª Certeza Ruim que vem me espreitando abusadamente. Só que a Srª Certeza Ruim é uma certeza que não me conhece. A Srª Certeza Ruim é o não que todo ser humano tem. Minha força é a Srª Possibilidade Boa. Minha força é correr na frente do sim, a Srª Possibilidade Boa. Agora sim, estou no momento de justificar estudos e trabalho. Não dá pra colapsar o tempo ou a dor e perder o rumo; só dá pra enfrentá-los, dia a dia, com a Srª Possibilidade Boa. Por isso ações de pronto: reforma da alimentação; tomar os remédios certinhos; ter disponibilidade e compromisso; procurar mais estudos focados e práticos; e libertar o verbo esperançar sem duvidar. Sei que meus instintos são um terreno frágil para passos tão reais e cheios de cortisol. Sei que meu corpo é eletroquímico e vibrará em cada obstáculo de maneira tresloucada. Sei que minha mente pode imaginar muitas cenas cujo personagem é a Srª Certeza Ruim. E sei que minhas reações estão disfuncionais, pois me sinto ameaçada por quem já enfrentei em searas bem piores. Mas a paralisia também é algo controlável: eu aprendi. É preciso noites de pensamento e reconhecimento do terreno a ser pisado. Tudo já deu certo. Tudo é o que deve ser. Tudo vai se acertar. Tudo é natureza. Sem problemas com a Srª Certeza Ruim porque a Srª Possibilidade Boa já se encontra fortalecida e aqui. Não estou indefesa porque sei sentir e escrever, bases da minha paz interior. Eu sei me aliviar para não me estressar e viver o que for necessário. Sou criativa e perceptiva, e coloco todo mundo na roda para me apoiar. As mudanças imprevistas, as situações adversas, as pessoas doentes podem me assustar, travar e silenciar, mas só por um tempo... um tempo curto... um tempo de autoconhecimento e ressurgimento. Srª Certeza Ruim, cuidado, o medo é uma força e desperta minha criatividade em torno de mim mesma e de quem estiver em meu campo de ação, como uma superproteção heroica. Srª Possibilidade Boa, nós vamos sobreviver!

Profª Claudia Nunes (02/08/2019)


Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...