sexta-feira, 8 de maio de 2020

Pensando em ATENÇÃO PLENA



Estou lendo sobre atenção plena. Reconhecidamente este conjunto de técnicas promove conexão e reconexão; novas perspectivas às vezes dando alguns passos para trás; percepção real das dificuldades internas e externas; aumento das possibilidades de escolhas; aprendizagens mais receptivas e compreensivas; um repertório estratégico mais realista e adequado; o controle natural das emoções; menos dependência da presença ou fala alheia; e, enfim, o decantado autoconhecimento.
Estou lendo sobre atenção plena e reconhecendo que equilíbrio emocional, enfrentamento cognitivo dos conflitos, compreensão e aceitação das diferenças e decisões mais inteligentes são ações e atitudes que realizamos ou tomamos todos os dias. Ou seja, aprender a ter atenção plena é estimular nossas funções executivas sempre na intenção de manter o movimento cognitivo, as diversas emoções e as capacidades de escolhas em funcionamento saudável.
Estou lendo sobre atenção plena e aprendendo que preciso aprender a cuidar de mim mesma em momentos de dificuldade e sofrimento; a me valorizar e a responder com mais sensibilidade e gentileza; a ser menos autocrítica e reconhecer o impacto disto na vida, principalmente, pós-isolamento; a me sintonizar mais com minhas experiencias de forma mais positiva; e a desenvolver minha capacidade de blindagem emocional para me dedicar a uma vida livre e tranquila (SILVERTON, 2018).
Estou lendo sobre atenção plena é tudo ainda está bem...

Profª Ms Claudia Nunes (26.04.20)

Referência:
SILVERTON, Sarah. A Revolução Mindfulness: um guia para praticar a atenção plena e se libertar da ansiedade e do estresse. 2ª ed. São Paulo: Alaúde Editora, 2018.


Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...