quinta-feira, 8 de abril de 2021

Haja paciência e muita respiração!

Os estímulos negativos produzem mais atividade neural do que os igualmente intensos e positivos (por exemplo: os negativos são mais altos e mais claros). Eles também são percebidos com mais facilidade e rapidez. Hanson (apud SCOTT e DAVENPORT, 2016) diz, "o cérebro é como um velcro para experiências negativas, mas como teflon para as positivas". Nós somos programados para pensar demais. A realidade impõe desafios surpreendentes, tensos e frustrantes. Todos os dias, novas ameaças, medos e reações. E os pensamentos negativos se enraizando. Como fugir? Como fugir de nós mesmos? Experimente técnicas alternativas: mude hábitos de pensamento e comportamentos, só um pouco. Yoga, meditação, dança, viagens, leituras, dentre outras ações estabelecem conexões diferentes no conjunto neuronal e promover o decantado ‘equilíbrio emocional e cognitivo’. Mudanças. Transformações. Respiração e equilíbrio. Atenção plena. Práticas em ambientes diversos e livres. Maior encorajamento e muito treino. Tudo é passível de criar força internar para lidar com as surpresas de cada acordar. Dr. Rick Hanson, membro sênior do Greater Good Centro de Ciência na Universidade de Berkeley, em um artigo em seu site diz: "Para manter os nossos antepassados vivos, a Mãe Natureza desenvolveu um cérebro que os enganava, rotineiramente, para que cometessem três erros: ameaças superestimadas, oportunidades subestimadas e recursos subestimados (para lidar com ameaças e oportunidades gratificantes)". Só que mudar pensamento não é fácil. Quando diante de uma ameaça, uma oportunidade ou um recurso, respire, aprenda a respirar e dê um tempo para a renovação neuroquímica necessária para decidir adequadamente, mesmo que seja virar as costas à situação ou se libertar através de um impropério. Haja PACIÊNCIA e muita RESPIRAÇAO! Tudo começa pequeno e devagar, dia a dia. E sua sanidade agradecerá.

 

Prof.ª Claudia Nunes (24.08.2020)

 

Referência:

SCOTT S. J. e DAVENPORT, Barrie. Limpe sua menta: como parar de se preocupar, aliviar a ansiedade e eliminar pensamentos negativos. Oldtown Publishing LLC, 2016 [Dados Eletrônicos].

 

 

Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...