domingo, 19 de abril de 2020

Ensino a distância, um recurso útil para a docência presencial



Quando pensamos na opção urgente de ensino a distância, para o Ensino Médio, nós, professores, temos duas linhas convergentes como opção: aproveitamos o conhecimento a partir de experiencias anteriores e (quando o medo passar) realizamos um salto qualitativo, no escuro mesmo, e exploramos o ambiente virtual ainda não testado.
Em nossos discursos pré-isolamento, nós reconhecemos a importância das tecnologias no dia a dia e reclamamos de seu uso excessivo pelos aprendentes, mas nunca realmente sentimos o medo e o prazer que seu uso oferece.
Em um momento de urgência, a incerteza é o poder e a opção de superação para a sobrevivência profissional. O ambiente de aprendizado escolar é outro; o conhecimento docente é o mesmo; mas o traquejo entre os recursos, inclusive, virtuais é diferente. Há reclamações fruto do receio e da insegurança. Só que estamos diante da palavra URGENCIA, logoo ambiente virtual é uma opção real e precisamos aproveitá-lo.
É um tempo em que docentes e discentes estão em dúvida e ansioso pela novidade de ensinar e aprender sem a relação presencial. E os pedidos são os mesmos: incentivo à proatividade; uso de múltiplos recursos e estratégias inovadoras. Pensem: “As regras do mundo raramente permanecem as mesmas por muito tempo e é por isso que os animais precisam pegar o que aprenderam e alterar isso com tentativas de novas descobertas” (EAGLEMANe BRANDT, 2020, p. 30).
Nós, professores, nos tornamos então exploradores de oportunidade ao mesmo tempo que nos modificamos como profissionais. Exploração e atualização acontecendo na relação docente e discente, apesar da distância, afinal “no reino animal, o conhecimento adquirido a duras penas é contrabalançado por novas buscas” (2020, p. 30). E o cérebro humano chega“ao meio-termo entre aproveitamento e exploração que equilibra flexibilidade e rigor” (2020, p. 30).
Professores, previsibilidade não faz parte da evolução humana, nós evoluímos aos saltos; logo também não faz parte de nossa qualificação profissional. Nosso conhecimento serve para empreendermos criatividade às práticas pedagógicas, mesmo em ambiente virtual. Pare, pense, reveja e, a partir da logística de cada plataforma virtual de ensino, crie uma dinâmica confortável para você e adequada ao seu aprendentes.
Este tempo virótico e de isolamento vai passar e ai, com certeza, não voltaremos ao cotidiano normal de pensamento e atuação; nós voltaremos modificados pela experiencia do ensino a distância e com a oportunidade de utilizar estes novos recursos às nossas práticas e tipos de avaliação, mesmo em espaços presenciais.
Pense nisso!

ProfªMSc Claudia Nunes (17.04.20)

Referência:
EAGLEMAN, David e BRANDT, Anthony. Como o cérebro cria: o poder da criatividade humana para transformar o mundo. Rio de janeiro: Intrínseca, 2020.


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