quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

PERDÃO: há sempre muitos lados


- Eu não sei você, mas quando aconteceu comigo, eu fiquei com raiva e me vinguei. Eu não descansei enquanto não consegui o que queria. Agora estou no lugar certo e atenta àqueles que se aproximam para me derrubar. Eu não perdoo mesmo! – disse Liz, amiga de Sancha. À noite, em seu quarto, Sancha ficou pensando nisso: quantas vezes escutou ‘não perdoo mesmo’, em seu ambiente de trabalho e círculo social? Milhares! Olhando a noite pouco estrelada, ela também reconhecia que não acreditava em perdão. Tal e qual gratidão, perdão tornou-se uma palavra bem popular e vazia de atitude. Elas são ditas a esmo e para agradar os ouvidos de outros ou por puro interesse. Pelo que dizem, saber perdoar causa bem-estar, nos livra de maus sentimentos e traz equilíbrio emocional e autoconhecimento. Sem perdoar, há ressentimento: uma prisão emocional. Só que as vezes, há situações que fogem a esse autocontrole todo. Somos humanos, lembram? Sancha aprendera que há dois ou mais lados para tudo. Tudo dependeria da intenção. A religiosidade, às vezes, nos acalma, mas nada acontece sem a intervenção do tempo. Isso! Humanos perdoam com o tempo. É o tempo passando que dita o tempo e a hora do perdão. É o tempo o grande libertador. É no tempo que alcançamos nossas memórias com mais calma e flexibilizamos certas certezas sobre certas situações ou pessoas. É o tempo que nos oferece a chance de nos descolarmos de uma situação ou de uma pessoa toxica com amadurecimento real, sem culpa. Não pode haver pressão sobre isso. Em suas leituras, Sancha encontrou as seguintes afirmativas: perdoar é se dar uma chance; é uma oportunidade; é livramento; e não é esquecer. E novo problema: perdoar, além do tempo, tem como parceira, a dor. De que nível de dor estamos falando? Que nível de dor podemos suportar? Ou, que dor, com o tempo, nós podemos aliviar para perdoar? A vida é um conjunto de memórias de todo tipo, então perdoar depende das ferramentas que adquirimos no/com o tempo. Se nossa amargura afeta nosso cotidiano, nós precisamos limpar a mente para continuar a vida com estratégias emocionais de sobrevivência a tudo o que nos acontecer. Ou não? Sancha estava surpresa com tudo o que pensava. Quais estratégias ou técnicas ela teria num momento desse? – ela se perguntou. Bom ela só podia pensar em respirar e se motivar a ignorar, nunca esquecer. Seus amigos eram radicais, objetivos e tensos. Para eles, perdoar era para os fracos. Tão enganados – pensava Sancha. Hoje perdoar é não trazer tumulto ou problema para dentro de casa; é limitar o nível de concentração sobre os incômodos, desconfortos ou mágoas; é decidir por um dia de cada vez, sendo o mais positivo possível; é, toda noite, analisar tudo o que nos aconteceu com menos raiva ou imaturidade; é experimentar os dias, sem medo, mas de maneira inteligente; é experimentar o autoconhecimento e mais valorização; é, simplesmente, as vezes, fingir demência para ter paz. Perdoar é tempo de despertar para / por si mesmo, apesar do que lhe aconteceu. Sinistro...

 

Prof.ª Claudia Nunes (14.06.2021)

 

Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...