quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

PROCRASTINAÇÃO com data de validade


Um tempo do ‘deixa para depois’. Vários dias do ‘amanhã eu faço ou começo’. Adiar é o verbo da minha moda. Por que? Não sei... Negligência = procrastinação, hábito fundamentado na vontade de agir / fazer, mas que é atrasado por motivos diversos. Estou ou fui atrasada? Não sei... Muitas coisas realizadas durante o dia, menos o primordial. Eu, meu café e uma pergunta: como resolver isso? Tudo mudou. A roda da fortuna ganhou outra dinâmica. E eu estou procurando entrar nesse movimento para continuar a vida. Agora faço listas de ações semanais. E percebo que pouco realizo. Eu, meu café e um estudo: ansiedade. Não uma ansiedade ‘da moda’: agitada, descontrolada, irritante; mas uma ansiedade = pouca força de vontade. Tempo de adiamento rotineiros. Tempo de observar as tarefas, mediar o tempo e ‘deixar para lá’. Tempo de preocupação e de peso, mas também de paz, paz e paz. As angústias / agonias ficam também para depois. E os dias passam. Isso não pode continuar. Procrastinação rompe o sentido da competência, do valor, do profissionalismo. Procrastinação é um grito de ‘chega’ de rotina; mas também revela desconfortos à medida que o tempo passa. Pendências, prejuízos e inutilidades são o começo do fim. Hoje a ideia é ultrapassar essa porta letárgica e sair das atividades inconsequentes. Será o tempo de isolamento? Há prazeres no meio disso: caminhar no bairro, desenhar, conversar pelo celular, fazer pesquisas variadas na internet ou mesmo não fazer nada. Sono alternado, mas em dia. Procrastinação é uma forma de distração: atração prazerosa por outras coisas. Não há mais urgências ou tantas obrigações: terreno fértil à procrastinação. Eu, meu café e minha vida reconhecemos: hoje projetos e sonhos estão de lado. Essas recompensas relacionadas ao saber fazer e fazer, quando procrastinadas (adiadas), geram sérios inimigos: nós mesmos. Uau! Não quero isso! Preguiça é bom, mas por tempo limitado. Não fazer nada tem tempo de validade. Que loucura! Então eu, meu café e um livro aprendendo: em tempo de preguiça, favoreça o autoconhecimento, reconheça suas necessidades e conquiste! Por isso, é importante:

ð  Saber sobre si mesmo pode ajudar a superar este momento;

ð  Anotar e planejar suas ações semanalmente;

ð  Marcar todas as ações executadas: importante saber como anda sua força de vontade;

ð  Cumprir seu planejamento e superar sua resistência aos poucos;

ð  Aceitar momentos de exceção energética, descansar, mas continuar suas tarefas;

ð  Organizar seu dia ou semana com pequenas ações: assim ter prazer pelas conquistas;

ð  Estabelecer momentos de relaxamento; dentre outras ações positivas.

 

É isso! Eu, meu café e a necessidade aceitamos: nós precisamos encontrar elementos motivacionais para ajustar emoções e pensamentos e não fugirmos da responsabilidade. A sensação será maravilhosa.

 

Prof.ª Claudia Nunes (27.04.21)

Nenhum comentário:

Nada nunca é igual

  Nada nunca é igual   Enquanto os dias passam, eu reflito: nada nunca é igual. Não existe repetição. Não precisa haver morte ou decepçã...